A escada trepadeira como meio de acesso

A escada trepadeira como meio de acesso

                A natureza de algumas atividades comerciais e industriais exigem adaptabilidade, para que a função tenha a rentabilidade necessária para alcançar os o retorno sobre investimento desejado. E tão importante quanto a rentabilidade, estas adaptações devem oferecer, obrigatoriamente, segurança e conforto, de forma que quem executa não sofra estresse físico e lesões. Esta adaptabilidade é muito comum em sistemas de produção em que o produto que está sendo fabricado fica estacionário e os colaboradores e as ferramentas vão se movendo, conforme o processo evolui.

                Este tipo de processo de fabricação é muito comum na fabricação de aeronaves, navios e na construção civil. E neles é muito comum verificar a presença de plataformas, escadas trepadeiras, escada dupla, andaimes, elevadores, entre outras ferramentas de acesso a patamares diferentes. Dentre estes meios de acesso, a escada trepadeira oferece versatilidade e segurança, devido a estrutura estável, com guarda corpo nos degraus e na plataforma de trabalho.

                A escada trepadeira, além de ser usada como plataforma de trabalho, pode ser um meio de acesso, quando sua plataforma possui o fundo ou a lateral aberta. Este modelo é muito utilizado como meio de acesso em aeronaves, tanto no processo de construção quanto para embarque e desembarque de passageiros. Também é utilizada como meio de acesso a patamares elevados enquanto a escada fixa, seja ela de alvenaria, madeira ou aço de um prédio, residência, aeronave ou embarcação, não é instalada.

                A escada trepadeira para uso industrial deve ser construída em conformidade com a norma regulamentadora NR-12, deve possuir degraus que ofereçam excelente aderência, podendo estes serem revestidos de borracha antiderrapante ou possuir chapa com estampa xadrez. A plataforma também pode ser revestida com material emborrachado, oferecendo melhor aderência em atividades de limpeza, atividades da construção civil em que á a presença de materiais que utilizam água e, em contato com a superfície de alumínio, sem a borracha, pode comprometer a estabilidade de quem trabalha sobre a escada.   

A escada trepadeira como meio de acesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo