Segurança

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER AO UTILIZAR UMA ESCADA

SEGURANÇA É TUDO EM UMA ESCADA

Usuários de escadas inteligentes estão atentos as normas de segurança.

As escadas são ferramentas cotidianas tão comuns que muitos trabalhadores as consideram sem importância.

Ao ler as instruções de segurança, você pode dizer: “Eu sei disso, isso é simplesmente bom senso”, mas você pode evitar lesões ao trabalhar com escadas se pensar antes de subir e usa-las corretamente. Seu trabalho também será mais fácil e produtivo.

Lesões relacionadas a escadas são evitáveis, se você pensar antes de subir.

De acordo com a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE, os ESTADOS UNIDOS lideram o rank mundial de mortes por acidentes com escadas, cerca de 300 pessoas perdem a vida anualmente e outras 164.000 são atendidas nas emergências dos hospitais com ferimentos causados por quedas de escadas, sendo que a maior causa das mortes acontece com quedas de escadas de 3,00 m de altura ou menores.

A cada ano, cerca de 646.000 indivíduos morrem devido a quedas em todo o mundo, das quais mais de 80% ocorrem em países de baixa e média renda. Adultos com mais de 65 anos sofrem o maior número de quedas fatais. 37,3 milhões de quedas graves o suficiente para exigir atenção médica a cada ano

A principal causa de lesões relacionadas à escada, em aproximadamente 40% dos casos, é com a escada deslizando na base devido a um ângulo incorreto de configuração da escada. … Atividades como ultrapassagem do limite de carga, transporte de objetos, aplicação de força excessiva, escorregões e passos em falso também são causas frequentes de lesões causadas por queda de escada.

Por que as escadas são perigosas?

Usando escadas gastas ou danificadas como todos os produtos, as escadas têm prazo de validade depois de alguns anos, o estresse de subir e descer faz com que as escadas quebrem. Escadas danificadas são extremamente perigosas, pois podem quebrar facilmente durante o uso e causar ferimentos graves.

Portanto deve-se estar atento as instruções de segurança do fabricante e observar os limites de carga de cada modelo.

A MANEIRA “CERTA” DE USAR UMA ESCADA

1 – Configure e use adequadamente a escada de acordo com as instruções de segurança, use sapatos com solas antiderrapantes.

2 – Mantenha seu corpo centrado na escada, mantenha a fivela do cinto de trabalho entre os degraus, segurando as laterais com firmeza.

3 –  Ao subir em telhados transporte os materiais de trabalho com uma corda para cima do telhado ao invés de subi-los pela escada de extensão. Tenha um cuidado extra ao transportar qualquer coisa em uma escada.

4 – Suba de frente para a escada, suba um degrau de cada vez e com firmeza coloque um pé antes de mover o outro.

5 – Peça a outra pessoa que ajude no transporte de uma escada pesada, cada uma em uma ponta.

6 – Mova os materiais e ou ferramentas com extremo cuidado enquanto estiver trabalhando na escada para não perder o equilíbrio e nem inclinar a escada.

A MANEIRA “ERRADA” DE USAR UMA ESCADA

1 – Nunca utiliza o patamar para colocação de ferramentas com degrau, utilize até o segundo a partir do topo de uma escada de abrir (pintor) ou até o quarto degrau a partir do topo de uma escada de extensão.

2 – Nunca suba em uma escada de abrir (pintor) com ela fechada, não fique em pé ou sentado no alto da escada.

3 – Nunca suba em uma escada se você não estiver bem fisicamente e mentalmente para realizar o trabalho.

4 – Não coloque a base de uma escada de extensão muito perto ou muito longe da parede, veja nas instruções a graduação correta de trabalho

5 – Nunca tente alcançar o que estiver muito distante de seu ponto de trabalho ou inclinar-se para a lateral ou tentar mover a escada enquanto estiver nela, desça e reposicione a escada mais perto do seu trabalho.

6 – Nunca exceda a capacidade máxima de carga que está indicada na escada, não permita mais de uma pessoa em um único lado de uma escada de abrir ou em uma escada de extensão.

AS ESCADAS PODEM SER REPARADAS?

Na maioria dos casos, as escadas não podem ser reparadas, pois isso pode invalidar sua conformidade com o padrão no qual foi fabricada, por esse motivo, recomendamos que se uma escada estiver danificada a escada inteira seja substituída.

O QUE É A ESCADA PLATAFORMA

A Escada plataforma é uma escada portátil autossustentável, não ajustável em comprimento ou altura, com uma plataforma no nível mais alto em relação ao solo, tem um design projetado para facilitar sua movimentação com duas ou quatros rodas e é destinado ao uso por uma pessoa. A plataforma superior é cercada em três lados por um guarda corpo com pelo menos 0,70 cm mais alta que a superfície da plataforma.

As escadas plataforma variam em tamanho de 0,50 até 4,50 m de altura, do piso até a parte superior da plataforma. A altura máxima de trabalho é estabelecida adicionando a altura e o alcance do usuário ao nível mais alto da Escada da Plataforma.

Uso adequado

Uma escada plataforma requer piso nivelado para todos os pés de apoio. Se essa condição do local de trabalho não existir, uma escada plataforma não deverá ser utilizada para o trabalho.

Uma escada plataforma (PODIUM) não deve ser usada, a menos que sua base esteja totalmente aberta e suas travas fixadas, as escadas plataforma (PODIUM) não devem ser usadas como escadas simples ou na posição parcialmente aberta.

Para evitar tombar a escada para o lado evite esticar o corpo apara tentar alcançar algo que esteja distante, neste caso o usuário deve descer e reposicionar a escada para o trabalho.

Subir ou trabalhar com o corpo próximo ao meio da escada ou da plataforma. A escada deve ser posicionada próxima ao trabalho. Nunca tente mover a escada sem descer primeiro, reposicione e depois suba novamente. Não tente passar de uma escada para outra, a menos que a escada esteja protegida contra movimentos laterais.

Ao subir ou descer a escada, sempre fique de frente para ela e mantenha-o firme. Não tente carregar outros objetos nas suas mãos enquanto estiver subindo.

A parte traseira de uma escada plataforma não se destina a subir ou ficar em pé e não deve ser usada para esse fim.

Os pés antiderrapantes na parte inferior dos montantes laterais da escada plataforma devem estar sempre em boas condições antes de usar a escada. A escada não deve ser usada em superfícies escorregadias, a menos que sejam utilizados meios adequados para evitar escorregões.

Uma escada de plataforma nunca deve ser colocada sobre outros objetos, como caixas, barris, andaimes ou outras bases instáveis, em um esforço para obter altura adicional.

Cuidados adequados

Uma inspeção completa deve ser feita quando a escada é comprada inicialmente e cada vez que é colocada em serviço. Limpe as superfícies dos degraus se tiverem sido sujeitas a óleo, graxa ou materiais escorregadios. As peças de trabalho, os parafusos, os rebites, as conexões dos montantes laterais e o estado dos pés antiderrapante devem ser verificados. Se forem encontrados danos estruturais, peças ausentes ou qualquer outro defeito perigoso, a escada não deve ser colocada em serviço e deve ser descartada ou reparada por uma pessoa autorizada ou pelo fabricante.

Escadas expostas a calor excessivo, como no caso de incêndio, podem ter sua resistência reduzida. Da mesma forma, as escadas expostas a substâncias corrosivas, como ácidos ou materiais alcalinos, podem sofrer corrosão química e uma redução resultante da resistência. Remova essas escadas de serviço.

Escadas com montantes laterais dobrados ou quebrados devem ser destruídas.

No caso de uma escada ser descartada, ela deve ser destruída de maneira a torná-la inútil. Outra pessoa não deve ter a oportunidade de usar uma escada considerada insegura.

  • Cuidados de uso
  • Deixe sempre a escada limpa de graxa ou óleo para evitar acidentes.
  • Não coloque sua escada na frente de porta, a não ser que estejam trancadas.
  • Não amarre ou adicione nada a sua escada.
  • Escadas quebradas, com defeito ou precisando de conserto não devem ser usadas. Conserte ou destrua.
  • Antes de utilizar a escada, certifique-se de que ela está em boas condições para uso.
Rolar para o topo