O que você precisa saber sobre a Escada Marinheiro

O que você precisa saber sobre a Escada Marinheiro

                A escada marinheiro é um meio de acesso permanente com estrutura simples e que ocupa pouco espaço, quando comparada com outros modelos de escadas. Estas escadas são amplamente usadas em estruturas industriais e civis pelo fato de oferecer a segurança necessária à transposição de níveis com elevadas alturas. Esta segurança é ditada através de instruções dadas pelo Ministério do Trabalho, contidas nas normas regulamentadoras NR-12, NR-18 e na NR-35.

                As instruções contidas nessas normas regulamentadoras ditam padrões construtivos que reduzem o risco de acidentes, lesões e até mesmo de morte, dos usuários da escada marinheiro. Estes padrões dizem respeito à altura e largura dos degraus, composição estrutural, capacidade de suportar peso, resistência a fatores ambientais, entre outros. , que devem possuir, e entre 40 e 60 cm, respectivamente. Os degraus podem ser feitos de tubo metálico, com diâmetro entre 25 e 38 mm.

Desta forma, as normas regulamentadoras orientam que a largura dos degraus devem estar entre 25 e 30 cm e a distância entre eles de estar entre 40 e 60 cm. Eles podem ser projetados como uma peça única, em conjunto de degraus ou estrutura unitária e devem suportar a aplicação de uma força de 4 kN, cada um. É sabido que a haste do degrau pode sofrer deformação devido ao uso, ou seja, à constante aplicação e remoção de peso, causada pelo trânsito de pessoas sobre eles. Para a escada marinheiro esta deformação, estipulada pelas normas regulamentadoras, não deve ultrapassar 18 mm. Caso contrário, a escada deve ser inutilizada e os degraus deformados devem ser reparados.

                Como os demais modelos de escada fixa, a escada marinheiro também deve possuir guarda corpo, quando ultrapassarem a altura de 2 metros e, ao atingir o topo da estrutura em que a escada foi instalada, o guarda corpo deve estender-se há pelo menos 1,10 metro acima do patamar da estrutura. Se for construída em um único lance, este deverá ter no máximo 10 metros. Caso possua maior altura, a escada marinheiro deverá possuir plataformas de descanso, que deverão ter altura máxima de 6 metros entre uma plataforma e outra.

                Muitas outras instruções estruturais estão presentes nas normas regulamentadoras. Porém, além da normatização da estrutura, procedimentos de uso e manutenção, análise de risco da atividade e o uso de equipamentos de proteção individuais formam o conjunto ideal de proteção de redução de riscos, para quem necessita transpor alturas elevadas.

O que você precisa saber sobre a Escada Marinheiro

2 pensou em “O que você precisa saber sobre a Escada Marinheiro

  1. Boa noite. Existe uma norma que precise colocar um ramper ou algo que iniba o acesso de pessoas não autorizadas. Na parte de baixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo