Escada NR-12 do tipo marinheiro

Escada NR-12 do tipo marinheiro

A escada NR-12, de acordo com a norma, é um meio de acesso regulamentado por norma e que propicia condições seguras de trabalho, circulação, movimentação e manuseio de materiais. Ainda de acordo com a NR-12, as escadas devem ter dimensionamento, construção e sistema de fixação – quando fixas – seguros e resistentes, de forma  a suportar os esforços da atividade que ela será utilizada.  Os degraus devem ser antiderrapantes e resistentes, devem permanecer desobstruídos e o local de instalação deve ser apropriado, ou seja, um local seguro e que não gere mais esforços além do necessário.

                A NR-12 basicamente faz uma análise de riscos e atua de forma a mitigar eventuais lesões ou acidentes relacionados a atividades laborais. E a escada NR-12 do tipo marinheiro, por exemplo, é indicada com alternativa de meio de acesso seguro em equipamentos ou estruturas que não é possível instalar uma escada de degraus e, quando o local de acesso possui altura maior que 3,5 metros, deve ser inserido no projeto a gaiola de proteção, sendo esta instalada a partir de 2,0 metros do piso e ao fim da escada, no piso ou patamar superior, a gaiola deve ultrapassar este em pelo menos 1,1 metro até 1,2 metro.

                Com ângulo variando de 75° a 90°, a escada do tipo marinheiro deve possuir degraus que resistam às solicitações de força e devem possuir indicação de solicitação máxima suportada. Em caso de abaulamento dos degraus, a norma indica que a escada deve ser interditada e a manutenção providenciada imediatamente. As distâncias entre os degraus devem ser constantes e estar entre 0,25 m a 0,30 m. Se a estrutura possuir mais que 10 metros de altura, a escada NR-12 do tipo marinheiro deverá ser projetado com plataforma de descanso, com intervalo de 6 metros entre duas plataformas.                

A NR-12 oferece todas as informações necessárias não somente para a escada NR-12, mas para a adequação de vários equipamentos, e em seus anexos estão contidos modelos e exemplos de projetos para adequação em várias aplicações. Estas informações garantem a redução de riscos e eleva a segurança de quem trabalha. Mas ter equipamentos e máquinas em concordância com as normas regulamentadoras não garantem a segurança, é necessário instruir, capacitar e ter consciência dos riscos de cada atividade, para que atitudes e decisões sejam tomadas visando a saúde e a segurança.

TODOS OS NOSSOS PRODUTOS

BANPRO – ESCADA TIPO BANQUETA PRO
PEDESTAL – ESCADA TIPO PEDESTAL
PALANK – ESCADA TIPO PALANK
CAVALETE PRO – ESCADA CAVALETE PROFISSIONAL
DUPFUN – ESCADA DUPLA FUNÇÃO 2X1
DUPINTOR – ESCADA DUPLA PINTOR
DUPREG – ESCADA DUPLA REGULÁVEL
DUPRO – ESCADA DUPLA PROFISSIONAL
EXTMOV – ESCADA EXTENSIVA MÓVEL
EXTENSIVA – ESCADA COM EXTENSÃO
MARINHEIRO – ESCADA VERTICAL PARA TORRES
ESCADA PLATAFORMA PADRÃO
PLATAFORMA NR 12 – ESCADA PLATAFORMA
PLATAFORMA NR 12 RUBBER – ESCADA PLATAFORMA COM DEGRAUS EMBORRACHADOS
PODIUM – ESCADA PLATAFORMA DOBRÁVEL
SINGLE – ESCADA ENCOSTO SIMPLES
SINGLE PRO – ESCADA ENCOSTO PROFISSIONAL

NOSSAS POSTAGENS

Escada NR-12 do tipo marinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo