Escada industrial X Escada doméstica qual a diferença?

Escada industrial X Escada domestica qual a diferenca

Uma escada é um equipamento que garante o acesso temporário a superfícies dispostas em diferentes níveis. Quando se fala de escada industrial, seu uso se dá para que seja possível acessar níveis variados de modo a realizar algum serviço ou carregar/descarregar componentes ou peças do estoque, por exemplo.

A escada industrial se diferencia da escada doméstica pela sua estrutura que, uma vez que é utilizada em ambientes diferenciados e recebe muito mais esforço, necessita ser dimensionada e produzida de acordo algumas normas de reguladoras vigentes.

Além disso, este tipo de escada ainda pode ser encontrado em duas diferentes formas construtivas, podendo ser fixa, para uso coletivo e com inclinações com a horizontal que variam entre 75° e 90°, ou móveis, para uso individual, e com inclinação máxima de 75° em relação à horizontal.

Com relação à escada industrial do tipo móvel, ela ainda pode ser dividida em diversos subtipos, como marinheiro, paralela, extensível, dupla, entre outras. Cada uma delas possui características específicas e particulares que as direcionam para diferentes tipos de atividade industrial. Por exemplo, a escada industrial do tipo paralela é muito utilizada para coletar peças ou equipamentos de baixo peso em estoque vertical. Já a escada dupla ou extensível é mais indicada para atividade de curta duração ou transposição entre níveis, não sendo recomendado o uso caso esteja portando caixa de ferramentas ou tenha que utilizá-la de posse de algum equipamento. Para esta necessidade, existe a escada industrial do tipo plataforma, que oferece recursos de proteção como corrimão, guarda corpo, rodapé, degraus largos com sapatas antiderrapantes e rodízios para movimentação.

Independentemente do tipo de escada industrial a ser utilizada é necessário que seja realizado um estudo e um levantamento de riscos para definição do melhor tipo para realização daquela atividade com segurança e eficiência desejada.

Escada industrial X Escada doméstica qual a diferença?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo