Escada NR12 do tipo marinheiro

escada NR12 do tipo marinheiro

Os meios de acesso a diferentes níveis em indústrias, comércios ou residências, é realizado através de um equipamento ou estrutura conhecido como escada. A escada em um primeiro momento, pode parecer algo de extrema simplicidade, porém, além de ter que seguir normas para ser projetada e confeccionada, ainda precisa fazer todo o possível para garantir a segurança do usuário quando este for realizar um trabalho sobre ela. Independentemente do tipo de escada, quando for necessário realizar algum tipo de atividade sobre ela, esta deve estar em perfeito acordo com a Norma regulamentadora NR12, responsável pela segurança do usuário.

Desta forma, uma escada NR12 é o equipamento cuja construção deve atender a norma regulamentadora em questão, sendo sua estrutura projetada e confeccionada conforme estas regras e seu uso direcionado de maneira adequado conforme manual de instruções enviado junto ao equipamento, de modo a demonstrar de maneira adequada como utilizar, posicionar, fixar e trabalhar sobre o equipamento de maneira adequada.

Apesar de diversos tipos de escada terem instruções na norma, um tipo de equipamento que possui grande quantidade de pontos a serem observados na norma regulamentadora é escada NR12 do tipo marinheiro. Este é um tipo de escada fixo e bastante comum em equipamentos como caminhões tanque, caixas d’água, silos, entre outros locais com altura elevada que oferece perigo ao usuário. Para minimizar este risco de acidente, a escada NR12 do tipo marinheiro deve possuir diversos detalhes que minimizam os riscos, como por exemplo, ser projetada e construída com materiais que aguentem os esforços solicitados e que resistam às variações climáticas e agressões ambientais, possuir gaiola de proteção, possuir plataformas de descanso a cada determinada quantidade de degraus, espaçamento entre degraus de, no mínimo 25 a 30cm, entre outros.

Desta forma, a escada NR12 é de fundamental importância para manter a saúde e segurança do usuário durante o uso, sendo também importante para a ergonomia.

Escada NR12 do tipo marinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo