Escada para silo do tipo marinheiro

Necessidade do uso da escada para silos

Silos são benfeitorias destinadas ao armazenamento de grãos ou cimento. Além de armazenar, estas estruturas são projetadas para dar manutenção da qualidade do produto e facilitar o armazenamento e, posteriormente a remoção do material, para envio ao consumidor/cliente. Estas estruturas possuem variações de dimensões e configurações, conforme a necessidade de uso.

Os silos utilizados na agricultura para o armazenamento de sementes e cereais, comumente são construídos com estrutura metálica e o tamanho varia com o volume de produto que será armazenado. Estas estruturas recebem o produto limpo e seco, e quando necessário, os grãos devem receber aeração para uniformizar a umidade ou resfriar os grãos. E para que esta manutenção dos grãos ocorra, a estrutura deve possuir equipamentos que provoquem esta ventilação e deve possuir acessos que permitam a análise e coleta dos grãos dentro do silo.

Desta forma, as escadas para silos são imprescindíveis à estrutura e à manutenção da qualidade do produto armazenado. A escada para silo pode ser de dois tipos, a do tipo marinheiro, com guarda corpo e plataforma de descanso quando a  cada lance de 9 metros de altura ou do tipo caracol, que circunda a lateral do silo e que também deve possuir plataformas de descanso a cada lance de 9 metros de altura. Estas escadas oferecem acesso a equipamentos ou áreas de inspeções, e este acesso deve ser seguro, conforme a necessidade da atividade.

A escada para silo do tipo marinheiro geralmente propicia visitas para inspeções e verificações. A escada para silo fixa do tipo caracol, por possuir maior largura e corrimão lateral, oferece maior segurança para o acesso com ferramentas ou outros objetos. A escada para silo, de qualquer tipo, colabora com o funcionamento do silo, pois a temperatura e a umidade são fatores que devem ser controlados rigorosamente para que a qualidade do grão não seja afetada ou para que não haja a deterioração precoce deles, evitando assim perdas e prejuízos.

Escada para silo do tipo marinheiro
Rolar para o topo