Isotanques podem ser construídos com materiais diferentes

Isotanques são recipientes padronizados destinados ao transporte de líquidos potáveis, líquidos não perigosos e líquidos perigosos, além de gases inflamáveis ou não. A vantagem deste recipiente está na construção, que é um tanque construído em uma estrutura semelhante a um container, com escada para isotanque para acesso às tampas, válvulas ou outros utilitários situados na parte superior do isotanque. Desta forma, o isotanque pode ser transportado via terrestre, transferido para o sistema ferroviário e também pode ser alocado em navios.

Os isotanques podem ser construídos com materiais diferentes, em tamanhos diferentes, de forma a atender as necessidades do sistema logístico e do produto que será transportado. O que se avalia para escolher o material de construção do isotanque são as características físico-químicas do material transportado, que pode ser ácido, base, produtos alimentícios ou gases como hidrogênio, oxigênio, gases inflamáveis ou até mesmo com elevado grau de toxicidade. Ele deve conter uma estrutura que suporta e protege o tanque, e uma escada para isotanque, que possui padrão semelhante à escada tipo marinheiro, de forma a promover acesso às válvulas e tampas.

Estes reservatórios teoricamente devem ser seguros e extremamente eficientes para o transporte de qualquer substância, pois em caso de acidente durante o transporte, o isotanque deve ser capaz suportar impactos e avarias, de forma a não causar danos graves. Ademais, a escada para isotanque tem fundamental importância, pois é através delas que, inspeções nas válvulas serão efetuadas e no ato da carga ou descarga, é através dela que será acessado os mecanismos de abastecimento. Outra forma de promover acesso aos acessórios de carga e descarga é através de escadas plataforma fixas, construídas na estrutura de carregamento da indústria que utiliza o isotanque.

As inspeções são atividades de extrema importância, principalmente para os isotanques destinados a materiais perigosos. Por isso, deve ser verificado constantemente a integridade da estrutura do isotanque, observando pontos de corrosão, cordões de solta, avarias e pontos de vazamento que, quando identificadas, o isotanque deve ser enviado para a manutenção imediatamente.

Em nosso site você encontrará:

Isotanques podem ser construídos com materiais diferentes

Um pensamento em “Isotanques podem ser construídos com materiais diferentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo