O que é uma escada NR12

Para facilitar o entendimento do que é uma escada NR12, deve-se primeiro entender os princípios gerais da NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. E os princípios gerais, retirado da própria NR12 são: “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízos da observância nas demais Normas Regulamentadores”.

Com base neste termo podemos definir a escada NR12 como uma ferramenta de trabalho, fabricada em conformidade com os princípios, referencias técnicas e medidas de proteção, que garantem a saúde e a integridade física dos trabalhadores, construídas em conformidade com os requisitos mínimos dessa norma, para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Por isso, todas as escadas utilizadas em atividades profissionais e industriais devem ser fabricadas em conformidade com esta norma.

E é fácil de observar estes requisitos, sem a necessidade de ferramentas ou conhecimento técnico profundo. Por exemplo, escadas de encosto ou escadas duplas devem possuir pés antiderrapantes e estrutura que ofereça estabilidade durante a transposição de degraus e durante a atividade executada sobre ela. Ela deve ter capacidade de suportar o peso do usuário e as ferramentas de trabalho, e possuir, em local de fácil visualização, uma etiqueta de defina o limite de peso sobre ela.

No caso da escada NR12 fixa, a norma traz referências importantes para o ângulo do lance, que delimita ângulos de 30° a 38° para escadas com espelho, de 45° a 60° para escadas sem espelhos e ângulos de 75° a 90° para escadas do tipo marinheiro. Além destas referências técnicas, os anexos da NR12 trazem referencias para tamanho mínimo dos degraus, distância mínima entre um degrau e outro, em que casos devem ser construídos plataformas de descanso e guarda-corpo.

Outra orientação importante da norma, não somente para a escada NR12, mas para máquinas e equipamentos em geral, é sobre a utilização e conservação. As escadas devem ser inspecionadas regularmente, devem estar limpas, livres de substâncias que possam comprometer a aderência dos degraus, seus usuários devem ser orientados sobre cuidados com a utilização, manuseio e transporte, e ter ciência que seja verificado alguma avaria, providenciar o reparo ou inutilizar a escada, caso não haja a possibilidade e recuperação.

O que é uma escada NR12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo