A NR12 define qual o tipo de escada é mais indicada

                Durante a fase de planejamento de projetos civis e industriais, os meios de acessos são estruturas que possuem elevado grau de importância, devido a questões relacionadas à segurança e funcionabilidade, além de impactar no desempenho e produtividade do equipamento, do setor de produção ou da atividade que depende destes meios de acesso. Assim como na indústria, a padronização de processos industriais é de suma importância para que o produto final tenha a qualidade desejada pelo usuário/cliente, segurança de produção, segurança de utilização e no menor tempo, as normas regulamentadoras possuem a mesma função, ser um conjunto de regras que indicam o melhor, e mais seguro, caminho para projetos e atividades.

                Sendo assim, escada NR12 são meios de acessos permanentes, temporários ou móveis, que são projetados em conformidade com as referências técnicas, medidas de proteção e princípios fundamentais contidas na Norma Regulamentadora nº12. Seguir esta norma significa incutir no meio de acesso requisitos mínimos de proteção, saúde e integridade física. Por isso, na fase de projeto ou planejamento de atividades como manutenções, higienizações, que envolve acesso a locais com níveis diferentes, o projetista ou planejador deve ter conhecimento desta norma e utilizá-la tanto na construção de rampas e escadas, como na compra de escadas móveis.

                A NR12 também define qual o tipo de escada é mais indicado para o tipo de estrutura ou aplicação. Quando o meio de acesso permanente possuir inclinação entre 75

° e 90°, deverá ser utilizado uma escada NR12 do tipo marinheiro, com largura de no mínimo 40 cm e no máximo 60 cm, gaiola de proteção a partir de 2 metros de altura e com diâmetro mínimo de 65 cm e no máximo 80 cm, ser construída com material que resistente às intempéries do ambiente e à corrosão, ter áreas de descanso quando a cada 6 metros de altura, entre outras recomendações de construção da estrutura.

                No caso de escadas NR12 móveis, para cada modelo, há referências técnicas e medidas de proteção para a fabricação e utilização. Estas referências basicamente indicam a largura dos degraus, a distância entre um degrau e outro, o tipo de material que deve ser utilizado, requisitos mínimos de utilização e referências de integridade do usuário e do equipamento.

                Por isso seguir as normas regulamentadoras ou adquirir uma escada NR12 significa economia de tempo e recursos materiais, pensando materialmente, e pensando na integridade física e na saúde dos usuários desses meios de acesso, significa minimizar riscos, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e zelar pela saúde e integridade de todos os usuários das estruturas de acesso.

Em nosso site você encontrará:

A NR12 define qual o tipo de escada é mais indicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo