O café é uma bebida muito bem apreciada em quase todo o mundo, sendo que o Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial. Existem dois tipos de planta de café: a Arábica e a Robusta (Conilon), sendo a Arábica detentora dos cafés de melhor qualidade. Este tipo de planta produtora de café dá origem a uma variedade de cafés, que são: o Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo. E dentro desta variedade existem subvariedades.
Mas o que todos os tipos de café possuem em comum, são os cuidados necessários para que ele chegue às mesas dos consumidores com a qualidade inerente que pertence à cada variedade. Estes cuidados começam no processo de secagem, que quando bem feito garante preservação do sabor, aroma, cor e durabilidade do produto. Na sequencia o café é armazenado em estoque, podendo ser armazéns, tulhas ou silos. Para o produtor que necessita de um controle de estoque com variedades de café, a melhor configuração em sacas em armazéns.
Após ensacado o café é separado por lotes e por tipo de café, pois lotes diferentes de café não podem ser misturados, caso contrário a bebida não recebe certificações de qualidade. No estoque, o café passa por inspeções periódicas para verificar se não há proliferação de pragas, se a umidade não está comprometendo a qualidade dos grãos ou se o café está se deteriorando e análise de lote e tipo de café para catalogar e definir qual a melhor torra será aplicada.
Para esta tarefa é necessário verificar os lotes e muitas vezes subir nas pilhas de sacas, fazendo uso de escada para estoque, que pode ser escada de apoio ou escada dupla, por exemplo. E como em qualquer unidade industrial, na agroindústria também tem que seguir as normas de segurança.
Se a pilha de sacas de café ultrapassar 2 metros de altura, o inspetor deverá trabalhar sobre elas ancorados a linhas de vida pontos de ancoragem. Caso a escada para estoque seja de apoio, não deverá ser usada para carga e descarga das sacas de café, de modo que, para esta atividade faz-se necessário fazer uso de escadas para estoque do tipo plataforma ou esteiras transportadoras, desde que o operário que estiver sobre a pilha de sacas de café abastecendo a esteira esteja ancorado à linha de vida.
Na coleta de amostras, o inspetor acessa as sacas de café portando alguns instrumentos de trabalho e percorre áreas extensas carregando todos os equipamentos necessários. A escada para estoque é um deles e, a leveza e praticidade que as escadas de alumínio oferecem é um diferencial que causa grande impacto no final do período de inspeção, além de irem de encontro com as normas de higiene e segurança no trabalho.
Em nosso site você encontrará:
- ESCADA TIPO BANQUETA PRO;
- ESCADA TIPO PEDESTAL;
- ESCADA TIPO PALANK;
- ESCADA CAVALETE PROFISSIONAL;
- ESCADA DUPLA FUNÇÃO 2X1;
- ESCADA DUPLA PINTOR;
- ESCADA DUPLA REGULÁVEL;
- ESCADA DUPLA PROFISSIONAL;
- ESCADA EXTENSIVA MÓVEL;
- ESCADA COM EXTENSÃO;
- ESCADA VERTICAL PARA TORRES;
- ESCADA PLATAFORMA – ATENDE A NORMA NR 12;
- PLATAFORMA NR 12 RUBBER;
- ESCADA PLATAFORMA PADRÃO;
- ESCADA PLATAFORMA DOBRÁVEL;
- ESCADA ENCOSTO SIMPLES;
- ESCADA ENCOSTO PROFISSIONAL;