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Escada para Avião – Seu uso em aviões de médio e grande porte

Quando se fala em aviação, rapidamente associamos a ela a disciplina e o rigor tanto na construção das aeronaves, quanto a utilização, navegação e manutenção. Não é por acaso que os aviões são o meio de transporte mais seguro, visto que uma falha ou um planejamento de voo mal executado pode causar um acidente fatal. E esta segurança deve ser mantida por toda a vida útil da aeronave, que regularmente passa por inspeções.

Não importa o tamanho da aeronave ou qual o seu uso, se comercial ou particular, elas regularmente são inspecionadas de forma a garantir que, mesmo diante de condições severas, como tempestades ou turbulências, estas aeronaves garantam que passageiros e tripulação aterrissem em segurança. O primeiro passo desta inspeção seria a analise visual da fuselagem. Dependendo do modelo, esta é efetuada a cada 50 horas, 100 horas ou logo após turbulência severa. O mecânico faz analise visual de toda a fuselagem, que muitas vezes, devido ao porte da aeronave deve ser feito com auxílio de escadas plataformas ou escada extensiva móvel, garantindo que toda a área externa seja verificada.

Após turbulências severas, são verificadas fissuras, rugas ou afrouxamento de rebites na cobertura das asas e do dorso do avião. E caso estas falhas sejam encontradas, a cobertura é removida e uma análise mais profunda é efetuada, verificando a integridade das longarinas. Vazamentos de combustível também é indicio de as asas foram danificadas pela turbulência. Outro fator que compromete a integridade da fuselagem são as chuvas de granizo, que danificam o bico do avião sendo necessário à sua troca. Se o trem de pouso foi baixado durante a turbulência severa, inspeção visual também é efetuada, verificando a integridade dos rebites, se estão frouxos, com fissuras ou empenados. A cavidade interna do trem de pouso também pode apresentar avarias causadas por fortes rajadas.

Outro componente que é constantemente verificado são as turbinas, que além da cobertura, os componentes mecânicos são verificados. E dependendo do tamanho da aeronave é necessário utilizar escadas plataformas e escada dupla para a execução desta tarefa. Esta inspeção deve ser efetuada conforme recomendação do fabricante, que pode ser baseada em horas de voo ou conforme expira o prazo de um componente a um número especifico de semanas. Este sistema é bastante eficiente do ponto de vista de controle de manutenção.

Conforme o tamanho, complexidade da aeronave, severidade do voo aumentam, maior é a quantidade de itens que devem ser verificados periodicamente. E estas atividades devem ser rápidas e eficientes, garantindo a integridade da aeronave, a segurança de todos os ocupantes. E como em qualquer setor industrial, a aeronáutica também se preocupa com a qualidade dos componentes e peças que são trocadas nas inspeções e quais ferramentas são utilizadas de forma a garantir menor tempo de reparo e custo de manutenção, visto que quando olhamos isoladamente, o avião sendo uma máquina, sabemos que se trata de uma máquina de custo elevado de manutenção. Mas quando olhamos como uma máquina capaz de transportar até 550 vidas, todo gasto com segurança é facilmente justificável.

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