Escadas industriais

Um equipamento é classificado com industrial quando ele é projetado para atender necessidades especificas de processos em linhas de produção ou para efetuar atividade pesada, de produção em larga escala. Este equipamento deve ser normatizado, seguindo padrões nacionais e internacionais de segurança, oferecer componentes que suportam altas cagas de trabalho, versatilidade no que diz respeito às manutenções e ter elevada durabilidade, visto que um equipamento industrial pode fazer parte de uma linha de produção que tem um volume de produção diário de milhares de unidades.

Com as escadas pode-se adotar o mesmo critério para classifica-la. A escada industrial também pode ser chamada de equipamento industrial e é responsável por fornecer acesso a patamares com diferentes níveis, e fornece acesso a equipamentos que se localizam em níveis diferentes do solo. Elas devem ser padronizadas e seguir padrões de segurança tão rigorosos quanto de uma máquina, porque a escada industrial fornece passagem para ativos humanos e muitas vezes em níveis que, caso haja uma falha crítica, um acidente por exemplo, pode haver risco de morte ou danos graves.

O principal requisito de uma escada é fornecer estabilidade, principalmente em modelos que são destinados à movimentação, como por exemplo a escada plataforma ou a escada marinheiro. Quando a escada é móvel, seus pés devem ser fabricados com materiais que ofereçam excelente aderência ao solo. Quando a escada é fixa, a estrutura da escada deve ser fabricada com material e com um formato que gerem estabilidade, de forma que, quando uma pessoa transita pelos degraus, a estrutura não balance ou vibre.

Outro requisito importante que uma escada industrial necessita é de prévia avaliação do ambiente no qual ela será utilizada, se for escada móvel, ou do local de instalação, caso seja uma escada fixa. É sabido que alguns processos industriais liberam gases e vapores, que podem apenas gerar umidade elevada ou além da umidade  possuem características como elevada acidez ou elevada basicidade, criando um ambiente agressivo para todos os equipamentos deste ambiente. Desta forma a escada industrial deste setor, além das normas e dos padrões construtivos que asseguram os colaboradores e as máquinas, devem ser capazes de suportar a agressividade da atmosfera do ambiente.

E assim como os demais equipamentos industriais, a escada industrial também deve ser incluída em rotinas de manutenção, de forma que estas fiquem sempre limpas, tenha junções, sapatas e degraus verificados, para que seus usuários possam utilizá-las com segurança e confiança.

Escadas industriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo