Necessidade do uso da escada para silos

Silos são benfeitorias agrícolas destinadas ao armazenamento de diversos produtos agrícolas. Estes produtos são depositados em seu interior a granel, sem estarem depositados em sacas. Normalmente, os silos são utilizados para armazenamento de grãos ou biomassa. Quando se trata de silos para grãos, estes têm por objetivo, além de armazenar, manter os grãos secos, de modo que não estraguem ou se deteriorem. Já os silos de biomassa têm por objetivo manter esta biomassa, protegendo-a contra a chuva ou umidade trazida pelo solo e, ainda, sendo ventilado e de fácil drenagem, para casos em que a chuva entre ou se faça necessária a limpeza do local. Este cuidado deve ser tomado devido ao ambiente especialmente criado dentro destes silos.

Para a correta manutenção e inspeção destes equipamentos, faz-se necessário o uso da escada para silos. Esta escada para silos tem por função dar acesso aos responsáveis pela manutenção com segurança e autonomia. Para facilitar a inspeção, tanto do silo como do material armazenado, são comuns visores de inspeção no teto, por garantia rápido e fácil acesso pela escada para silos, constituírem uma importante ferramenta em trabalhos de manutenção.

Assim, a escada para silos mais comum é a escada marinheiro externa, normalmente com guarda corpo e plataforma de descanso, dependendo a altura do silo. Além disso, é comum que a escada para silos possua degraus em formato anatômico com detalhes antiderrapantes, garantindo assim a segurança dos responsáveis pela manutenção.

Desta maneira, para que sejam evitados quaisquer tipos de acidentes ou, até mesmo, algum tipo de interdição dos silos, não se deve improvisar em seu acesso nem em seu projeto. É necessário que a escada para silos seja projetada e construída a partir de todas as verificações de aplicação e necessidades de acesso para atividades de manutenção, inspeção e monitoramento, sempre com o auxílio de um profissional qualificado para execução do projeto.

Necessidade do uso da escada para silos
Rolar para o topo