Como trabalhar com segurança em uma escada NR12

As escadas são estruturas ou equipamentos cuja função é permitir a transposição entre dois níveis ou dois ambientes. Para cumprirem seu objetivo, devem ser projetadas com muita atenção para garantir conforto e segurança para quem vai utilizá-la. Para isso, existem algumas normas a serem seguidas na execução do projeto, que garantem que a escada seja utilizada com segurança e o máximo de conforto possível. A principal norma de segurança é a norma regulamentadora n° 12 ou, simplesmente, NR12.

Entre as atividades consideradas de “alta periculosidade” estão aquelas chamadas de “trabalho em alturas elevadas”, e estas, requerem o uso de equipamentos específicos para sua execução. Dentre estes equipamentos, um dos mais importantes é escada NR12.

Assim, a escada NR2 é um equipamento que tem seu projeto construtivo em acordo com a NR12, de forma que sua estrutura esteja devidamente projetada e possua manual de instruções e utilização junto ao equipamento, de a auxiliar a pessoa que irá utilizá-la a fixá-la e se posicionar adequadamente. Além disso, a escada NR12 deve ainda possuir certificado, atestando a qualidade e segurança do equipamento.

A NR12 traz diversas informações e especificações para diversos tipos de escada, entre eles, por exemplo, as escadas fixas tipo marinheiro, que devem levar em consideração no seu projeto a altura final que deverá alcançar e o tipo de ambiente ao qual ficará exposta, sendo necessário, muitas vezes, possuir gaiola de proteção e plataformas de descanso.

Para trabalhar com segurança em uma escada NR12, algumas regras de segurança devem ser obedecidas, como:

  • Verificar o estado do equipamento: avaliando assim a estabilidade, trincas, partes danificadas e a segurança geral do equipamento. Caso não esteja em perfeitas condições, a escada NR12 não deverá ser utilizada.
  • Se posicionar corretamente ter atenção aos apoios: a escada NR12 deve estar posicionada de maneira correta em relação a sua utilização e o pavimento e sua base de apoio e fixação devem estar sólidos e estáveis.
  • Sinalizar: a escada NR12 deve estar corretamente identificada e as regras de segurança devem estar visíveis em seu uso.
  • Utilizar para a finalidade adequada: Não se deve improvisar o uso da escada NR12 para outras finalidades a não ser aquela para o qual ela foi projetada.

Como trabalhar com segurança em uma escada NR12
Rolar para o topo