ESPECIALISTA EM ESCADAS

(11) 4023-3445 | (11) 4023-5800 | VENDAS@ESCALEVE.COM.BR

Escada para Silos

                Os silos são importantes construções para o armazenamento e tratamento de grãos,pois sem eles, boa parte da produção se perderia devido a rápida deterioração.Por isso os silos têm influência direta no preço e na qualidade de produtos agrícolas que deles dependem. A estrutura física do silo é construída baseada no tipo de produto que ele irá tratar e no tipo de tratamento que ele precisará conter, devendo possuir portas de visita e escadas para silos que facilitem acessos a instrumentos de controle e operação.

Existem quatro tipos de silos, os silos armazenadores, que recebem o produto limpo e seco, os silos secadores que fazem uso do ar natural ou aquecido para remover a umidade do material, os silos de espera ou silos pulmões que são silos de apoio e os silos de expedição que possuem uma estrutura suspensa para que o produto armazenado possa ser transferido para o veículo transportador. Estes quatro tipos de estruturas de armazenagem e tratamento quando analisados grosseiramente, parecem um deposito que recebe materiais por um tempo.

Porém, como toda atividade em larga escala, ela pode ser perigosa se não for devidamente controlada. Sendo assim, temperatura e umidade são fatores importantes que devem ser monitorados, pois quando a temperatura e a umidade dos grãos estiverem elevadas, estes podem se deteriorar. O processo de decomposição dos grãos libera gases inflamáveis, como o metano, podendo gerar explosões. Se a umidade ficar muito baixa, a probabilidade de danos físicos aos grãos (grãos quebrados) é maior, reduzindo a qualidade e o preço do produto.  Outro grande risco que os silos oferece está relacionado à presença de nuvens de pós que também podem gerar explosões sucessivas, capazes de destruir completamente a estrutura e equipamentos ao redor.

Sendo assim, o acesso à toda estrutura através de escadas para silos, que podem ser do tipo marinheiro ou circundantes, deve oferecer facilidade, para inspeções e manutenções periódicas. Assim, as escadas para silos devem estar posicionadas de forma que todos os equipamentos que constituem os silos sejam alcançados através desta. Outra questão envolvida com o acesso promovido pelas escadas para silos e a facilidade de acesso à estrutura é o controle de pragas no armazenamento, que se desenvolvem e podem diminuir a qualidade dos grãos.

Escada para Silos
Rolar para o topo